sexta-feira, 25 de agosto de 2023

O homem não passa de um sopro (versão 2023)


“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade, não há.”
(Renato Russo)

Esse refrão da música “Pais e Filhos” da banda Legião Urbana, cantada pelo saudoso Renato Russo, sempre me chamou a atenção em momentos de intempéries da vida.

A vida não é fácil. Parece que quando estamos vivendo no auge da nossa felicidade, aparece um imprevisto ou uma tragédia que nos surpreende e muda toda a rota daquilo que havíamos planejado.

Um desses imprevistos é a morte inesperada de algum familiar, um ente querido, algum amigo, uma pessoa amada que antes estava aqui e agora não está mais.

Não sei quanto a você, mas já tive que vivenciar o luto no meu coração e enterrar algumas pessoas jovens, que faleceram de forma, como costumamos chamar, “prematura” e “precoce”.

Uma colega da escola de 18 anos faleceu por conta de uma doença rara.

Uma amiga de trabalho de 25 anos faleceu em um acidente de ônibus.

Um primo de 29 anos foi assassinado brutalmente.

Um primo de 17 anos faleceu em um acidente de moto.

Um dos meus melhores amigos de adolescência da escola, de 35 anos, faleceu de Covid-19 (no meio da campanha antivacina do governo Bolsonaro).

Mais dois colegas (um colega de trabalho e outro irmão de uma amiga), com idades próximas a minha, faleceram também de Covid-19.

Meus avós morreram idosos, mas todos já faleceram.

E, infelizmente, este ano uma prima e seu marido faleceram no acidente de barco na Baía de Guanabara. É inacreditável.

Vivemos como se não houvesse amanhã e, muita das vezes, esse amanhã para quem se foi não existirá mais aqui na terra, mas sim na eternidade.

O amanhã será para os que ficaram, com as lembranças e as memórias de momentos felizes com aqueles que se foram.

Minha questão aqui não é se você está vivendo loucamente ou não, como se não houvesse amanhã, minha questão é te perguntar: Como você está com Deus?

Se sua vida fosse interrompida abruptamente hoje, como você estaria diante de Deus?

Sei que parece trágico e estúpido te perguntar isso hoje, mas a vida é assim: meus amigos e familiares perderam a vida de forma abrupta, repentina, e eles estavam cheios de saúde. Viviam como se não houvesse amanhã.

Minha questão é: e se fosse você?

Como está a sua vida?

Você teme ao Senhor?

Você já fez seu devocional hoje?

Você já teve alguma experiência de quase morte?

Já teve algum livramento do Senhor?

Às vezes focamos muito em buscar nossos próprios objetivos, ou até mesmo apenas nos divertir, e nem sempre nos atentamos de que isso, mediante uma morte repentina, acabaria num segundo, mas o seu relacionamento com Deus é eterno.

Se sua vida acabar de forma repentina e não no fim da sua velhice, como você espera e todos esperam, a forma como você viveu e se você tiver dado alguma importância para Deus determinará onde você passará a eternidade.

Seus sonhos, seus objetivos, seu amor ao trabalho, ao dinheiro, aos prazeres do mundo, aos bens materiais, seus vícios pelas redes sociais, tudo isso não irá te salvar em um acidente de moto, em um acidente de carro, em um acidente de barco, ou de uma doença grave e terminal, de uma briga com gente que perdeu a cabeça e quer te matar de uma hora para outra. Não. Nada disso. A única coisa que te salva dessas situações mencionadas é Jesus.

O problema é que o que mais tenho visto hoje em dia é pessoas que amo abandonando a fé e decidindo viver de forma estúpida. Quando digo estúpida me refiro ao apego a trabalho, bens materiais, futilidade, inutilidade, mediocridade, prazeres quase que de forma egoísta, sem se importarem com nada, atropelando os outros ou até mesmo atravessando-os, mostrando um total desrespeito aos sentimentos alheios, às consequências e aversão às coisas de Deus.

E eu te faço outra pergunta: quem é você nessa parada?

Você quer ser a pessoa do meio de gente imbecil que vive desesperadamente buscando significado em coisas terrenas, ou quer viver desesperadamente buscando amor e significado nos braços de Deus?

Graças a Deus, eu faço parte da segunda categoria.

Se eu morresse hoje, digo categoricamente, sem sombra de dúvida, que eu me encontraria com Deus, pois fui encontrada por Sua graça e Sua misericórdia e encontrei, em Seu amor e em Seu relacionamento comigo, todo o significado que preciso para a minha vida. Não há nada que eu queira mais do que buscar a presença de Deus. Meu emprego, qualquer perspectiva de um relacionamento amoroso, sucesso na minha profissão, as viagens que amo fazer, minha família, nada disso me satisfaz mais do que estar com Deus e de que a certeza de que Ele é melhor do que tudo isso junto. Eu amo essas coisas, eu amo minha família, mas Deus é melhor. Pois entendo que quanto mais buscamos essas coisas, e nada disso nos satisfaz, é porque não fomos criados para sermos satisfeitos por essas coisas, mas por quem as criou. Deus, criador de todas as coisas, é o melhor de tudo isso.

Consegui concluir todos os objetivos da minha vida? Não.

Mas nada disso importa quando entendo que, se Deus quisesse me levar deste mundo hoje, eu estaria com Ele eternamente. Todas as tristezas deste mundo passariam, todas as aflições, todos os sonhos não realizados, todas as lágrimas derramadas, todo o desespero que este mundo que jaz no maligno passa e ainda tenta nos passar acabaria. Nada disso mais importaria, pois eu estaria com Deus.

Este ano tem sido de luto para a minha família. Eu ainda vivencio luto em algumas áreas da minha vida.

Eu sei que este assunto é muito desagradável e talvez você não queria ser incomodado com isso, mas as fatalidades da vida nos convidam o tempo todo a fazer esta reflexão.

A vida do homem e da mulher é breve. A Bíblia compara sua passagem pela terra como sombra que passa ou um sopro, mas ainda assim há pessoas que acham que viverão aqui eternamente, que podem construir alguma coisa e reter alguma coisa daqui ou que podem viver de qualquer jeito sem consequências:

“O seu pensamento interior é que as suas casas serão perpétuas e as suas habitações de geração em geração; dão às suas terras os seus próprios nomes. Todavia o homem que está em honra não permanece; antes é como os animais, que perecem. Este caminho deles é a sua loucura; contudo a sua posteridade aprova as suas palavras. Como ovelhas são postos na sepultura; a morte se alimentará deles e os retos terão domínio sobre eles na manhã, e a sua formosura se consumirá na sepultura, a habitação deles.” (Salmos 49:11-14, ACF)

“O homem é semelhante à vaidade; os seus dias são como a sombra que passa.” (Salmos 144:4, ACF)

o homem não passa de um sopro” (Salmos 39:5,11, ACF) 

A morte prematura de um familiar e eventos inesperados que causam a morte só me fazem refletir ainda mais que não é tempo de vaidade, é tempo de buscar a Deus: Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (
Isaías 55:6, ACF)

O mundo está de mal a pior. Os dias são maus. Cada dia que ligamos a TV no jornal ou lemos uma reportagem são notícias de assassinatos, acidentes, guerras e mortes precoces. Não espere que alguém da sua família ou um de seus amigos queridos sejam ceifados pela morte para você se dar conta de que precisa de Deus.

Convido você a fazer uma reflexão hoje: Se a vida lhe trouxesse alguma fatalidade e quisesse lhe convidar hoje à morte, você se encontraria com Deus?

Pense nisso!

Não se engane, Jesus disse: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6, ACF)

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16, ACF)

“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1 João 5:12, ACF)

Jesus é o único caminho, a única verdade e a única vida!

Se você não o tem, não tem nada! Corra para os braços do Pai e invoque o nome de Jesus enquanto há tempo!

Arrependa-se enquanto há tempo!

Que, ao se arrepender de seus pecados perante Deus, você possa ser encontrado por Sua graça e Sua infinita misericórdia.

E que a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarde o seu coração e a sua mente em Cristo Jesus. (
Filipenses 4:7)

Em Cristo,

Milena Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário