sábado, 13 de março de 2010

Fonte de águas vivas


"Deixa fluir o rio, rio, rio de Deus..." (Rio - Nívea Soares)

Igreja, onde está o rio? Aquele rio de que Jesus falou e que é mencionado no Evangelho de João. Bem, na verdade, Jesus falou de uma fonte. Mas se pensarmos em fonte pressupõe-se que exista um rio, certo?

Analisemos o seguinte versículo: Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. (João 4.14)

Quando recebemos a Cristo, recebemos com Ele o Espírito Santo, que é o que produzirá em nós o crescimento na vida cristã, o reflexo de Cristo em nós. Quanto mais cheios do Espírito Santo estivermos, mais parecidos com Cristo seremos, pois o Espírito Santo veio para glorificar o Filho. É impossível viver a vida cristã sem depender do Espírito Santo. É impossível crescer sozinho, através de nossos próprios esforços. Sem Ele, não somos nada, não produzimos nada, somos infrutíferos.

Nós somos templo do Espírito Santo e Ele é esta fonte em nós. Se cada cristão desse o verdadeiro valor ao que Cristo fala sobre esta fonte, você, meu irmão, juntaria a sua fonte com a minha, a nossa com a do outro irmão, e quanto mais irmãos juntos, em comunhão, comum união, comum visão, nós juntos, seríamos o verdadeiro rio de Jesus. Nós cumpriríamos o verdadeiro propósito como Igreja aqui na terra.

Gosto muito destas metáforas. Jesus gostava muito de falar sobre água. Mas ele nunca falava de nada estático ('salte para a vida eterna', 'água viva'). Fonte e rio lembram movimento. Mover, movimento. É impossível ser cheio da fonte, do rio de Deus, do Espírito Santo, sem ser movido pelas suas motivações, pelo Seu amor. Já estamos 'carecas' de saber que o amor não tem a ver só com palavras, mas o verdadeiro amor é provado pelas atitudes. Amor só com palavras são apenas palavras.

Repare que Jesus fala de água viva: Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. (João 4.10). Mas acredito que ele não estava se referindo àquele ser vivo do oceano. Ele queria dizer que a água que o Espírito Santo produziria em nós, nos daria vida, pois sem Ele só podemos obter a morte espiritual.

Querido, se você é cristão e está lendo este artigo, reflita se você permite o verdadeiro rio de Deus fluir em sua vida. Reflita se você estimula a sua fonte a se juntar com outras fontes. Crescer sozinho é inútil. O propósito de Deus é que o homem nunca viva só e que propósito lindo é esse! Se esquecêssemos um pouco os defeitos dos outros e olhássemos para os nossos, gastaríamos menos tempo criticando e nos arpeando contra os outros, compreenderíamos que o mesmo pecado do meu irmão é o meu pecado, o seu pecado, que juntos, fazemos parte de um sistema cristão totalmente falido e que precisa de restauração, arrependimento e reavivamento.

Cristãos, as pessoas precisam ver que em vocês existem verdadeiras fontes. Só assim seremos aquele tal rio, rio de Deus.

Seja a fonte e com o seu irmão seja o rio, rio de Deus.

Deixe esta música falar ao seu coração:
http://www.youtube.com/watch?v=yfw0SeU--ro&feature=related (Rio - Nívea Soares)

Graça e paz sejam convosco!

2 comentários:

  1. "Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna"

    Jesus usou uma metáfora neste seguimento. Ele quis dizer que a água é o conhecimento da palavra de Deus. Logo, quando estivermos de posse dela, seremos fontes de divulgação da mesma. O rio se tornará real quando várias fontes estiverem conectadas e em sintonia.
    O nascimento de um rio é algo lindo de se assistir. Normalmente, a chuva faz esta "gestação". Ela vai descendo a região montanhosa, de forma a cavar buracos que fazem a água penetrar no solo até tocar seu âmago. Lá, acumula a quantidade necessária para o rio crescer.
    Imagine a "chuva" de Deus invadindo sua alma e deixando correr solto seus ensinamentos. Quando alguém é "tocado", verdadeiramente, desta forma se torna uma pequena fonte. Cabe agora a esta pessoa levar a "água" adiante para o rio se mover até atingir seu destino principal: outros rios ou o mar.
    Se for por esta visão, Deus tem um oceano guardado para nós.
    Seja uma fonte; forme um rio; desague no mar e espere sua chance de tocar neste oceano.
    Bom domingo, moça!

    ResponderExcluir
  2. Ps.: esta música é linda e que voz bonita ela tem!

    ResponderExcluir