domingo, 22 de maio de 2011

O vazio de todos nós

Todo ser humano tem um vazio. Um vazio que o impulsiona a procurar uma motivação para viver, para continuar se relacionando com as pessoas, para ouvir músicas, para ter uma religião, para questionar a vida, fazer uma revolução, revoltar-se contra as coisas erradas, sair com os amigos, entre muitas outras coisas.

Na verdade, eu diria que esse vazio aponta para a eternidade. Já parou para pensar que todos nós temos um vazio insaciável? A gente pode ser bem-sucedido, ter amigos fiéis, honrar pai e mãe, ter pais maravilhosos, ter um relacionamento amoroso bom [e todas essas coisas são muito boas e devem fazer parte de nossas vidas], mas, mesmo assim, vamos olhar para dentro e falar para nós mesmos: “Ainda falta alguma coisa.”. Mesmo se não tivermos todas essas coisas, ou pelo menos só uma delas, ou ter a maioria e faltar uma delas, o vazio ainda vai estar lá para tornar as coisas ainda piores e para fazer você dizer para si mesmo “Ainda por cima, ainda falta alguma coisa.”.

Esse “Ainda falta alguma coisa.” nos faz buscar plenitude, inconscientemente e de uma certa forma, nas coisas mencionadas acima e em muitas outras, e acabamos, quase sempre, nos frustrando com todas elas. Como não sabemos de onde vem esse vazio nem como preenchê-lo, vivemos em função de uma busca diária por algo novo. Muitas das vezes, muitos nem sabem que têm esse vazio, mas vivem em busca de algo que possa trazer sentido a essa louca vida. E o pior é que continuamos insatisfeitos com a vida, entrando em um ciclo vicioso para preencher esse vazio insaciável.

Isso acontece porque essas coisas que são terrenas não podem suprir um vazio que é eterno. Esse vazio que existe dentro de nós é do tamanho de Deus, e só Ele pode preenchê-lo. O vazio aponta para a eternidade, pois só Deus, que é eterno, infinito, perfeito, pode preenchê-lo. Por isso, não adianta buscar a plenitude nas coisas que usamos nem nas pessoas com quem nos relacionamos, pois será em vão.

Mas talvez você esteja se perguntando “Como posso ter acesso a Deus? Ele parece não ser relacionável ou se importar comigo.”. Se você que está lendo este artigo se sente assim, não se preocupe, eu tenho uma boa notícia para você: Deus é relacionável. Ele está não só disposto a se relacionar com você, mas é o mais interessado nisso. Por isso, Ele mesmo estabeleceu um caminho para que pudéssemos nos relacionar com Ele.

Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida. Esse plano envolve amor, relacionamento, qualidade de vida, vida em abundância, vida com sentido, vida eterna! Jesus disse: "eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente [com abundância]" (João 10:10).

Deixe Deus preencher todo o vazio do seu coração, pois Ele é o único que pode fazer isso plenamente, e Ele promete vida eterna para todos os que creem nele não só aqui na vida terrena, mas para sempre! "E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna." (I João 2:25)

Para você se relacionar com Deus, você precisa reconhecer que é pecador e que precisa dEle: "porque todos pecaram e necessitam da glória de Deus" (Romanos 3:23).

Além disso, Deus estabeleceu o único caminho, enviando o Seu Filho Jesus: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (João 14:6).

E não pára por aí. Precisamos receber a Cristo por meio de um convite pessoal para desfrutarmos de um relacionamento pessoal com Deus, por meio dEle: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo." (Apocalipse 3:20). Nessa passagem, Jesus promete companhia e intimidade. Cear significa participar de um momento especial com você, entrar na sua casa, participar de sua vida. Jesus quer ser seu amigo e preencher todo vazio!

Portanto, não gere expectativas sobre coisas e pessoas para preencher o seu vazio. Deixe Deus transformar sua vida, e preencher o vazio que é do tamanho dEle: infinito e eterno!

Muitos vivem sua vida de qualquer jeito, mas vida com qualidade, vida eterna, só Deus pode te dar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário