quarta-feira, 11 de março de 2015

Basta a cada dia o seu mal

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:34)

Em uma das muitas sábias conversas que tive com meu primo Daniel, ele me fez refletir sobre esse versículo e, principalmente, na frase final: Basta a cada dia o seu mal.

Vivemos num mundo mal, que nos pressiona a todo instante, com cobranças, pessoas mal resolvidas ao nosso redor, problemas seus que também precisam ser resolvidos por outras pessoas... mas devemos nos perguntar: Até que ponto devemos deixar essas coisas atravessarem nossas vidas?

Quando as preocupações da vida nos acometem e nos perturbam, causando-nos sensações terríveis e até sintomáticas (mal-estar, ânsia de vômito, dor de cabeça, entre outros), devemos nos perguntar se estamos, de fato, confiando no Deus que nos prometeu cuidar de cada detalhe de nova vida.

Todos já devemos ter nos perguntado como conseguimos viver situações, às vezes, tão devastadoras e desastrosas, e, além disso, como insistimos em ficar remoendo e em entender o que está acontecendo, tentando buscar uma solução. Porém, lendo o devocional Terminando bem seu dia,* de Joyce Meyer, eu me surpreendi com uma revelação a respeito dessa confusão que, muitas vezes, nos atormenta: “Deus não quer que você tente entender todas as coisas que acontecem em sua vida. Ele sabe o que está acontecendo, porque está acontecendo, e Ele está no controle”.

Quantas vezes, as preocupações e as confusões da vida apenas sumiriam se simplesmente parássemos de tentar entender tudo e descansar no Senhor? Como diz Salmos 37:7: “Descansa no Senhor, e espera nele”. Devemos realmente nos perguntar se vale a pena ficar remoendo e pensando naquilo que não satisfaz a nossa alma, que só traz verdades infundadas com soluções equivocadas, para, enfim, deixarmos a melhor solução nas mãos de Deus.

Nesse mesmo devocional, Joyce Meyer ainda complementa: “[...] você não tem de se preocupar e viver em confusão. Parece soar muito fácil, mas você pode ser totalmente liberto do tormento da confusão apenas ao recusar-se à tentação de tentar compreender todas as coisas. Assim, confie em Deus para cuidar de tudo o que diz respeito a você e desfrute uma vida tranquila”.

Sendo assim, confiar em Deus é realmente descansar, é libertar-se das preocupações dessa vida, que só trazem tormento e confusão, fazem mal à saúde e te impedem de desfrutar uma vida saudável, tranquila e alegre.

O mundo já é muito mal por si só, você não precisa ficar inventando mais mal na sua cabeça. Deus prometeu cuidar de cada detalhe de nossa vida, e se Ele prometeu, é fiel para cumprir: "Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador" (Salmos 40:17).

Confie em Deus! Já bastam os próprios males da vida! Basta a cada dia o seu mal.

* Fonte: MEYER, Joyce. Terminando bem seu dia: devocionais para cada noite do ano. Tradução de Célia Regina Chazanas Clavello. Belo Horizonte: Bello Publicações, 2013.

Um comentário: