segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Por que não estou conformada?

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1,2)


Em meio a tantos problemas e a tanta pressão deste mundo, sinto-me motivada a crer que não estar conformada com ele é um verdadeiro desafio cristão.


A Bíblia nos garante, para os que nela creem, creem em Deus e no Seu Filho Jesus Cristo, que não pertencemos a este mundo, que estamos nele por pouco tempo (1 Pe. 2:10), e que devemos viver nele como verdadeiros cidadãos dos céus. Para isto, é necessário estarmos dispostos a viver segundo a conduta que Jesus ordenou que vivêssemos, para que sejamos reconhecidos como seus verdadeiros discípulos.


O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos nos adverte que, para vivermos segundo os mandamentos de Cristo, devemos não nos conformar com este mundo, mesmo estando nele. Ou seja, se queremos ter a conduta ordenada por Jesus, devemos ter nossa mente renovada constantemente segundo os padrões bíblicos.


O problema é que nem sempre isso é levado tão a sério, pois versículos como estes, por ser muitas vezes repetidos, acabam ecoando e perdendo sua verdadeira essência com o tempo, mesmo que tenha significados muito fortes. O resultado disso é que seu esvaziamento semântico acaba repercutindo no Reino Espiritual e, por conseguinte, na vida pessoal de cada cristão.


Infelizmente, vejo muitos cristãos que não tem levado a vida de santidade muito a sério, achando tudo muito normal, não vivendo tão diferente dos padrões do mundo. Na contramão disso tudo, os cristãos devem se alertar do importante compromisso em viver uma vida de santidade. Esta vida de santidade está diretamente ligada à advertência do apóstolo Paulo em apresentarmos nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional. Isto significa que devemos estar com a vida dia após dia entregue diante do altar de Deus, vivendo um estilo de vida que O agrade; devemos nos importar com aquilo que está em Seu coração, mesmo que isso signifique não ter que se enquadrar nas conversas dos colegas de trabalho, dos colegas de faculdade e, por isso, ser ridicularizado por eles; mesmo que isso signifique que você seja visto como o “careta” da turma, o “santarrão” ou o “bitolado”. Tudo bem que, às vezes, também não gosto de ser esteriotipada e intitulada como uma destas coisas. Mas, o mais importante disso tudo é que o estilo de vida dos cristãos deve ter um fundamento e devemos responder à altura todas as vezes que formos “ridicularizados”, pelas pessoas que nos cercam, por causa do nosso estilo de vida e posturas cristãos. Nosso objetivo não é agradar ao homem, e sim agradar a Deus, experimentando sua vontade, que é boa, agradável e perfeita.


Às vezes, mesmo explicando que nossa fé tem fundamento, vamos ser ridicularizados e esteriopados. Faz parte. Até porque o próprio Jesus falou que seríamos perseguidos. Porém, precisamos nos atentar a uma coisa: quando não estivermos aguentando a pressão do mundo, temos que nos perguntar "A quem eu quero agradar – a Deus ou ao homem?". Quando a vontade de aceitação pelo mundo for muito grande e você estiver disposto a responder “o mundo”, lembre-se que um dia é a Deus que você deverá prestar contas.


Ser cristão é verdadeiramente querer agradar a Deus; é querer estar constantemente nos Seus braços, buscando a Sua presença, buscando saber sua opinião, para viver em santidade; é estar disposto a receber Seu carinho ou o Seu cajado (quando necessário), Seu consolo ou Sua disciplina; é estar disposto a ter mãos limpas e coração puro.


Só assim poderemos viver segundo a conduta que Jesus Cristo nos ordenou, uma conduta que engrandece o Seu nome, que O exalta, e o melhor de tudo, que O reflete.


Por isso, meu querido amado irmão em Cristo, não se conforme com este mundo, mas sim procure transformá-lo. Não se esqueça que para isto, você precisa depender de Deus para que Ele mude você antes, para que haja uma renovação da sua mente, do seu entendimento, pois só confiando em Deus, crendo que Ele é a única esperança para estes dias maus, que poderemos ser a transformação que queremos ver no mundo.


Que tenhamos sempre os padrões de Deus, para vivermos para agradá-LO, segundo a Sua vontade, que é boa, agradável e perfeita, para o cumprimento dos Seus propósitos, e sempre, vivendo, na contramão do mundo.


A paz de Cristo seja com todos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário