sábado, 19 de dezembro de 2009

O homem não passa de um sopro (versão 2009)

Em meio a tantos acontecimentos do dia a dia, sempre procuro avaliar todos os meus valores e princípios. Não podemos deixar que a correria da vida sufoque nossos valores, princípios e caráter cristãos. Uma das coisas que mais esmaga o meu coração é ver como as pessoas valorizam as coisas e não as pessoas e os relacionamentos. Pior ainda: valorizam tanto uma titulação, cargo ou formação acadêmica, que esquecem de se importar com aquilo que realmente é o mais importante - o nosso próprio caráter.

O caráter não só espelha quem você realmente é como também conduz o caminho da sua própria vida. Uma pessoa pode se sentir na posição estratosférica que quiser (no topo, no poder), mas com o tempo, se ela não tiver noção da importância do caráter, a vida acabará se encarregando disso e da importância de se ter humildade. Não ter valores eternos faz que nos tornemos mesquinhos e esqueçamos daquilo que é realmente relevante para Deus.

Devemos preferir nunca tratar alguém mal para ficar a favor de algo corrupto, nem devemos ficar a favor de alguém que maquina o mal e só pensa em si mesmo. Um dia, se essa pessoa afundar e você estiver muito perto, vai junto com ela.

Estava conversando com Deus a respeito das injustiças que vejo por causa dos valores e princípios distorcidos, e Ele acabou me respondendo em Sua palavra com versículos que falaram muito ao meu coração: "O homem mesmo que muito importante, não vive para sempre; é como os animais, que perecem." (Salmos 49:12). Muitos se importam em juntar bens materiais e com eles se alegram, neles confiam, neles buscam segurança. Entretanto, essas coisas só trazem uma segurança falsa, que dá uma sensação de poder, e com o tempo, você percebe que essas coisas já não preenchem mais, porque o homem é um ser insaciável. Logo, você sempre vai acabar buscando outras coisas que possam substituir outras e outras... e o homem fica cada vez mais preso neste ciclo vicioso, que nem percebe.

Os critãos devem ter muito cuidado para não invejar este tipo de pessoas, que parecem ter tudo, mas que na verdade não tem nada: "Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos." (Provérbios 3:31). Por dentro, elas são ocas, vazias, fedem como um sepulcro caiado. Não podemos nos deixar ser seduzidos por estas riquezas e prazeres momentâneos que mostram um ar de poder, riqueza e felicidade, mas que, na verdade, não produzem nenhuma satisfação plena.

A Bíblia nos alerta com relação a isso: "Não se aborreça quando alguém se enriquece e aumenta o luxo de sua casa; pois nada levará consigo quando morrer; não descerá com ele o seu esplendor." (Salmos 39:16). De que adianta se alegrar com todos os bens, títulos e conhecimentos conquistados neste mundo, se nem os levaremos para a eternidade? Nem para o túmulo eles vão! Podemos meditar ainda mais sobre isto lendo a seguinte passagem de Salmos 49:11-14: "O seu pensamento interior é que as suas casas serão perpétuas e as suas habitações de geração em geração; dão às suas terras os seus próprios nomes. Todavia o homem que está em honra não permanece; antes é como os animais, que perecem. Este caminho deles é a sua loucura; contudo a sua posteridade aprova as suas palavras. Como ovelhas são postos na sepultura; a morte se alimentará deles e os retos terão domínio sobre eles na manhã, e a sua formosura se consumirá na sepultura, a habitação deles." Ou seja, nada daquilo que conquistamos aqui na terra levaremos depois da morte e toda beleza humana e contemplada será consumida no sepulcro.

Então, por que se prender a coisas passageiras, quando podemos nos completar em alguém e em algo que são muito maiores do que tudo isso? - Deus e Seu amor.

Todos sabem que a vida é muito curta. A Bíblia fala isso: "os seus dias [do homem] são como a sombra que passa." (Salmos 144:4). Entretanto, muitos se aproveitam disso para fazer o que bem entendem sem pensar nas consequências de seus atos, achando que assim estão aproveitando sua vida. Na verdade, estão cada vez mais se prendendo àquilo que não é relevante e nem eterno. Já disse C. S. Lewis: "Tudo o que não é eterno é eternamente inútil.".

Por isso, devemos aproveitar o pouco tempo sobre a Terra levando em consideração que tudo o que faremos ecoará eternamente. Devemos remir nosso tempo, aproveitando cada momento para o bem e não para o mal. E só saberemos aquilo que é realmente do bem se estivermos juntos com Deus: "Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações." (Provérbios 21:2). Deus deve ser o cerne de nosso ser e de nossa conduta. Nossos padrões devem ser os Dele e não os nossos, pois é a Ele que prestaremos contas e é Ele quem decidirá onde passaremos a eternidade e o que faremos nela.

Não devemos nos esquecer da brevidade de nossa vida e, por isso, devemos nos atentar àquilo que realmente é relevante. Até porque, mediante à toda eternidade de Deus, "o homem não passa de um sopro" (Salmos 39.5,11 - NVI).

Um comentário:

  1. Aloha, moça!!
    Sempre bom ler seus posts porque nos faz pensar melhor sobre algumas idéias até certo ponto simples. Mas que a vida moderna tende a tornar complicada.
    Antes de continuar, seria bom ouvir a música Run da banda Snow Patrol enquanto lê. Pois tem a ver com a eternidade, além de ser bonita.

    Curioso seu título, uma vez que o ser humano tem a mania de achar que é muito mais do que parece.
    Na maioria das vezes, escolhas são feitas não pelo conteúdo e sim pelo externo.
    Quando pelo interno, um rigoroso sistema de classificação é avaliado visando apenas o "é feio, mas funcional".
    Sim é difícil viver no mundo de hoje. Manter o caráter é cada vez mais complicado porque temos uma gama enorme de pessoas beneficiadas com atitudes ilícitas.
    Então, muitos pensam: se ele pode eu também.
    É fato que não se vive para sempre. Será?
    O homem é arrogante e procura sempre uma forma de enganar a morte. De fato, vivemos bem mais do que a anos atrás.
    Nem sempre estar em comunhão com Deus conta.
    A prioridade passou a ser "eternidade por aqui mesmo".
    A sociedade possui dúvidas demais em relação ao que é eterno. Cabe a nós mostrar este caminho. Não de uma maneira forçada, como vejo algumas igrejas fazer.
    Mas aos poucos de uma forma que desperte o interesse nos corações destas pessoas de saber mais sobre Deus e buscar em suas palavras sentido de direção.
    É mais fácil não acreditar. Sair por aí fazendo coisas em benefício próprio. Não apoiar quem precisa. Não dar oportunidade aqueles que realmente merecem.
    Você já ficou do alto de um prédio olhando aquela gente toda lá embaixo? Imaginando os problemas, alegrias, compromissos, espectativas, etc.
    Ou já viu alguém chorando e foi perguntar o motivo? Procurou ajudar?
    Há uma infinidade de perguntas relacionadas que poderiam ser feitas. Mas o objetivo delas é o mesmo: você pode contribuir. Fazer mais.
    Fazendo mais, a vontade de Deus começa a valer não somente pra você. Também para quem foi ajudado que leva adiante e a bola de neve vai aumentando.
    Eu sei. Seria algo muito bom. Mas a vida não é assim. Tem de haver um contraponto. Exatamente o que nos faz testar nossa fé todos os dias.
    Não seja tão dura consigo mesma nas avaliações e nem procure resolver o problema do mundo.
    Cada um é uma gota no oceano. Muitas gotas juntas formam uma onda.
    Uma onda na direção certa pode mudar o rumo de um rio. Se o rio for forte, vai repercutir no mar e o oceanos serão afetados.
    É muito bom saber que você pensa deste jeito. Faz refletir a idéia de que há uma solução e que ela esta bem diante de nós.
    Apesar de ficarmos de olhos fechados quase sempre.

    "Nosso corpo é finito, mas nossas obras podem ser eternas" - Gandhi

    Por fim, o tempo não é um inimigo. É apenas um objeto de orientação.
    Quando a ampulheta estiver com os últimos grãos de areia saberemos avaliar se nossa escolha foi a correta.
    Fique com Deus, mocinha.
    Até o próximo...

    Bj (especial de Natal)

    =]

    ResponderExcluir