sábado, 9 de janeiro de 2010

(in)dependência

Em meio a este mundo tão mau, onde as pessoas são tão egocêntricas, individualistas, egoístas, consumistas, impulsivas e tantas outras coisas, sentimo-nos pressionados e acabamos sucumbindo aos mesmos pecados e a essas mesmas características tão mesquinhas.

Infelizmente, até os cristãos mais fervorosos entram nesse jogo. É um desafio, um verdadeiro desafio. Viver neste mundo, mas não pertencer a este mundo é um verdadeiro desafio. Mas isto só é um desafio, porque temos um outro muito maior que é abandonar o desejo da independência de Deus, abandonar o querer fazer da nossa própria forma. Pelo fato de sempre assumirmos o controle de tudo, de paradoxalmente chamarmos Deus de "Senhor", sem que Ele mesmo seja nosso Senhor, é o que nos torna mais deste mundo do que da nossa própria pátria celeste.

Deixamos de agir como se fôssemos cidadãos dos céus, quando passamos a nos corromper pelos padrões deste mundo. E deixando que padrões deste mundo entrem em nossas igrejas, nos nossos comportamentos, no nosso linguajar, na nossa postura, afetando assim, nosso caráter, nossa imagem, passamos a não fazer tanta diferença e o mundo simplesmente não nos reconhece como Igreja.

É por isso que a Igreja está com uma imagem tão falida, ruim perante as pessoas. A independência de Deus, que é o maior de todos os pecados, a raiz de todos os outros pecados (pois independentes de Deus não podemos viver a Sua vida), está tão impregnada em nosso ser, que simplesmente assumimos uma postura mundana, religiosa, do nosso jeito, jogamos pedra na Cruz e viramos as costas para Aquele que foi o fundador de tudo isso, que é o Início e o Fim de tudo isso.

A Igreja precisa se voltar para Deus, se arrepender, se humilhar, chorar pela sua corrupção, por ter se prostituido, por ter adorado a arrogância e não a Deus, o desamor e não a Deus, a desunião e não a Deus, o poder e não a Deus, o dinheiro e não a Deus, o sexo e não a Deus, a beleza e não Deus, o estrelismo e não a Deus, as contendas e não a Deus, a lascívia e não a Deus... Bem, são tantos os pecados que não caberiam em uma só postagem aqui. Eu me envergonho desta Igreja, eu choro por esta Igreja, que está toda manchada, mal vista, suja, enquanto Jesus espera por uma noiva limpa, pura, santa, imaculada.

Não é de se estranhar que o mundo esteja gemendo e que nele esteja acontecendo tantas tragédias. Enquanto toda a criação espera com ardente expectação a manifestação dos filhos de Deus (Romanos 8.19), a Igreja perde seu tempo se corrompendo, se sujando, perdendo o foco, perdendo a visão e esquecem que Jesus Cristo nos deu um novo mandamento, muito precioso: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13. 34,35). Não é de se estranhar que o mundo não reconheça muitas pessoas da Igreja como discípulos de Jesus, ou que até mesmo muitas pessoas não queiram ir a uma Igreja ou denominação específica. Como se vê, o Corpo de Cristo está tão doente que não O reflete; não vive a Sua vida e o Seu amor.

É isso que a independência de Deus faz: perdemos nossa aliança com Ele, e longe Dele, é impossível viver a Sua vida, Seu amor e refleti-LO.

Igreja, está na hora de acordar e rever seus conceitos. Está na hora de receber uma nova visão, vinda dos céus. Está na hora de chorar, de gemer, de se arrepender, de implorar por perdão e por misericórida de Deus. Está na hora também de agradecer a Deus por tanta graça e misericórdia, pois nunca recebemos aquilo que realmente merecemos: "Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5. 6-8)

Distante de Deus, merecemos a morte, pois Ele é a vida. Entretanto, Ele escolheu nos dar a Sua vida por amor, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3.16)

Jesus nos comprou com Seu puro Sangue, fomos resgatados por Seu amor e tudo que nós O devolvemos é pecado, corrupção. Está na hora de entregarmos todo o nosso ser a Jesus, pois não temos noção do que Ele abriu mão para poder nos dar vida eterna.

Igreja, está na hora de ser o verdadeiro Corpo de Cristo e deixar que Ele seja a cabeça. Está na hora de sermos dependentes de Deus, mas não só dependentes, está na hora de deixarmos Jesus Cristo viver Sua viva em nós e através de nós - deixarmos Jesus Cristo pensar com a nossa mente, olhar como os nossos olhos, tocar com as nossas mãos, sentir com o nosso coração, pisar com os nossos pés. Está na hora de deixar que Jesus, que é a vida, mate tudo que em nós nos leva à morte.

Está na hora de deixar de lado a independência de Deus, pois ser escravo de Cristo é a verdadeira liberdade.

2 comentários:

  1. Perda da Fé (parte 1)

    Olá, moça!

    Como sempre, muito interessante o tema desta postagem. O problema aqui é que abrange um assunto amplo e muito complexo: mudança de comportamento.
    Desde que nascemos somos ensinados pelos nossos pais que aprenderam com nossos avós e assim por diante...
    Resumindo, uma cultura de comportamento é herdada de geração em geração. Vale salientar que há diferenças de moda, mas alguns valores são preservados.
    Que valores são estes?
    São aqueles que sempre estiveram presentes ao longo da história. Aqueles que não questionamos, pois estão tatuados em nosso DNA.
    Aqueles que são os grandes vilões silenciosos.
    Talvez um dos grandes exemplos destes seja a igreja. Ela influenciou bilhões de pessoas em diversas gerações, matando, roubando, crescendo, provocando medo e distorcendo os mandamentos.
    Quando finalmente a verdade apareceu, as pessoas passaram a não acreditar mais. Neste ponto aconteceu a "perda da fé".
    Aos poucos, decorrido os séculos, a igreja foi desenvolvendo uma outra imagem e hoje em dia temos muitas denominações. Porém a idéia original permanece.
    A perda da fé ocasionou a independência da qual falou. Será muito difícil encontrar alguém que realmente esteja livre de sua herança cultural e abraçado apenas ao caminho que Jesus mostrou.
    O mundo nos obriga a dançar conforme a música sombria. Por mais que possamos resistir, uma hora ou outra fraquejamos devido ao grande número de informações "pecaminosas" que estão há todo instante influenciando nossos cinco sentidos.
    O mundo esta cansado de nós. Da nossa indiferença, acomodação, arrogância, mentira, hipocrisia...
    A resposta dele vem de forma caótica.

    Continua...

    "Viver é perigoso aqui. Por isso que preciso morrer para viver na paz" - do ótimo jogo Fallout 3

    Até o próximo
    Baci
    =]

    ResponderExcluir
  2. Perda da Fé (parte 2)

    Para entender o caos, temos que visitar outro mundo. Ele se esconde no interior de cada indivíduo. É impossível achar um ser que seja 100% bom ou mal. Cada um tem tem seu equilíbrio. Isto é fundamental para a existência do homem.
    A complexidade deste fato caracteriza inúmeras variantes para os mais variados tipos de pessoas.
    Logo, as divergências entre as idéias causam problemas. Divergências que podem estar presentes dentro de um mesmo ser.
    Reflita sobre este trecho de um diário onde uma jovem que decidiu se matar, mas foi salva a tempo pela polícia e agora tem uma vida estabilizada, conta suas dúvidas: "...as pessoas dizem para mim acreditar em deus. Só rindo msm. Acreditar numa coisa que não vejo e ainda me força a ajoelhar pra isso...; ...hoje estou bem deprimida. Não quero escrever muito. É isso. Fim da linha..."

    Perder a fé é como estar vazio por dentro e nem saber. É não ter certeza de onde ir e nem porque. É enxergar, mas não compreender o que vê.
    Para voltar a ser dependente de Deus é preciso primeiramente voltar a ter fé. Não aquela que falamos da boca pra fora e sim a que esta lá dentro com esperança de sair.

    "Deixei para trás um caminho cheio de pedras e agora sigo em passos curtos, pois estou onde sempre quis estar" - do filme Na Natureza Selvagem

    Comentar seus posts é sempre bom. Faz refletir muito.
    Tudo de bom, moça!!
    Baci

    =]

    ResponderExcluir