domingo, 29 de maio de 2011

A distância que nos aproxima ou a aproximação que nos distancia?

Eu estava navegando na internet, enquanto fazia outras coisas, e cheguei a uma triste constatação.

Segue minha reflexão.

O homem viaja à lua, consegue explorar o universo, conhecendo outros planetas, pesquisa as partículas microscópicas das células do próprio corpo, dos animais, das plantas, do átomo, conversa com pessoas de qualquer país a qualquer distância, mas está longe de conhecer a si mesmo, de conhecer o outro, está longe de conhecer seus próprios traumas, seus verdadeiros defeitos, aqueles mais profundos. É mais fácil apontar o erro do outro. É mais fácil se relacionar com o outro pelo computador para não se dar ao luxo de se expor e de correr o risco de se ferir.

O advento da internet, apesar de todos os seus benefícios (de fazer com que pessoas de outros países conversem conosco, enviemos mensagens mais rapidamente e grátis, compremos produtos bons e em promoção, e de criar tantas outras facilidades), infelizmente, também contribui para que entremos num mundo da imbecilidade, da futilidade e da superficialidade. Temos mais 1.000 amigos no Facebook e em outras mais redes sociais, mas quantos desses podemos chamar para participar de um tempo junto, de uma conversa amiga, para consolar o choro retido, nos dar um ombro amigo...? Com quantos deles podemos ter uma conversa profunda, abrir nossa alma por inteiro, compartilhar problemas e alegrias, contar para "o que der e vier" como muitos falam em depoimentos virtuais?

Se, de 1.000 amigos virtuais, você tiver pelo menos 3 com quem pode se relacionar pessoalmente e que pode chamar de verdadeiros amigos, você é um tremendo de um sortudo. Mas se, dentre esse pacote todo de gente, você ainda não tiver nenhum com quem contar, você realmente deve parar para refletir e reconsiderar a profundidade ou superficialidade de seus relacionamentos, avaliando se você é um solitário e um infeliz. Não é a quantidade de "amigos" do seu Facebook (ou de qualquer outra rede social) que garante vida de qualidade ou amizades verdadeiras, mas é a importância que você dá ao conhecimento de Deus, ao autoconhecimento, ao seu relacionamento consigo mesmo, com Ele e com as pessoas.

Observe o que Jesus falou: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." (Marcos 12:30,31).

Diante disso, podemos perceber que amar a Deus é essencial para que consigamos amar a nós mesmos e aos outros. E, se não amarmos a Deus e nem a nós mesmos, não seremos capazes nem de amar aos outros. É por isso que o mundo anda de mal a pior... Não consideramos quase nunca as palavras de Jesus, muito menos estamos dispostos a vivê-las...

Considere isso: Um relacionamento íntimo com Deus é a base para relacionamentos mais ricos, saudáveis e felizes. Se seu relacionamento com Deus é escasso, o seu relacionamento consigo mesmo e com as outras pessoas também serão. É Deus que nos revela quem verdadeiramente somos e é por meio do convencimento de nossos pecados que seremos capazes de nos tornar pessoas melhores. É Deus que é especialista em relacionamentos, e o Seu padrão é o amor. Sendo assim, só Ele pode nos capacitar para nos relacionar de uma maneira excelente, verdadeira e amorosa, e não superficial.

Se sua vida não faz sentido, se tudo anda cinza, ou se tudo o que você faz é simplesmente viver mascarado num status de uma rede social, comece a considerar que sua vida precisa de uma transformação intensa por meio de um relacionamento com Deus, pois rede social nenhuma tirará o vazio de seu coração nem fará com que você seja capaz de amar a si mesmo nem aos outros como deveria; muito pelo contrário: as redes sociais podem te fazer acreditar que você está muito próximo das pessoas quando, na verdade, você está cada vez mais se distanciando delas.

Pense nisso! Reflita sobre as palavras de Jesus e deixe ser transformado por elas! Deus quer que você tenha um relacionamento profundo com Ele, para que então você seja capaz de ter um relacionamento profundo com as pessoas que você mais ama.

Seja feliz: Jesus te ama!

Um comentário:

  1. Como esta, moça?
    Como sempre, um tema polêmico. Muito bom.
    Concordo em termos.
    Realmente a palavra "amizade" ficou muito desgastada com a internet. Apesar de reconhecer que é uma ferramenta bastante útil. Não fosse por ela não estaríamos escrevendo aqui. Como tudo que existe, possui os lados bons e ruins.
    Muitas futilidades estão na web. Porém, a possibilidade de comunicação à distância não somente aproxima parentes e/ou amigos, como ajuda na formação de novas amizades. Algumas verdadeiras (vide a nossa). Claro que existem os "colecionadores de gente" que pensam estar numa competição de número. Mas não se pode querer que somente "gente boa" frequente uma rede tão vasta.
    Para Deus estar em alguém, esta pessoa tem que abrir suas "portas". Pode ser aquelas do "Gateway" que conectam com sua alma. A opção de abrir o "Firewall" é nossa. Às vezes, nos protegemos tanto que esquecemos de guardar e seguir as citações que postou. Esta proteção também nos distancia das pessoas e ao mesmo tempo provoca uma carência. A fuga esta na rede social que dá a falsa impressão de ser querido(a) por alguém que mal se conhece.
    Mas deixo uma dica: há Alguém que te conhece e melhor que isso, fará você olhar atrás de seu "status". Ficará surpreso(a) em descobrir a pessoa que você achava que era. A verdadeira rede social é aquela onde as mãos reais se apertam e se tiver sorte, terminam num abraço.

    Ps.: você tem que postar mais, moça. Tudo de bom.

    ResponderExcluir