sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Cristão pode votar na esquerda?

Por Laiz Meireles

Irmãos cristãos e irmãs cristãs, muita gente anda perguntando por aí se Jesus era de direita ou de esquerda. A resposta é bem clara. Nenhum dos dois. Nem direita, nem esquerda, muito menos centro. Jesus não se encaixa nesses rótulos, seu ministério na Terra foi anterior ao modo de produção capitalista, não queiram colocá-lo numa caixinha. A noção político-econômica de direita e esquerda apareceu em 1789 d.C. 


Jesus deixa claro que o Reino de Deus não é deste mundo. Eis um dos exemplos:

Disse Jesus: "O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui". (João 18:36, NVI)


Nosso mundo é físico, material e passageiro. O Reino de Deus é espiritual, celestial e eterno, do qual Jesus é o próprio Rei. Não devemos nunca confundir e misturar coisas terrenas com coisas espirituais. Não se deve misturar o que é sagrado e o que é profano. Numa palavra, não devemos misturar política com religião. O Estado é laico, ou seja, não tem religião, e assim deve continuar. Não obstante, no Brasil temos liberdade religiosa para professarmos a fé que desejarmos. 

Um presidente não deve governar só para uma determinada religião, mas para todos os cidadãos, inclusive os sem religião alguma. 

A esquerda tem alguns valores, em comum, com os valores bíblicos, como justiça, amor, verdade, ajuda aos pobres e oprimidos, paz e alegria. O ódio, a mentira, a avareza, o acúmulo de riquezas, o enriquecimento ilícito, que são condenados biblicamente, ultimamente tem sido pautas da direita liberal.

 

Tanto quem oprime o pobre para enriquecer-se como quem faz cortesia ao rico, com certeza passarão necessidade. (Provérbios 22:16, NVI)


Jesus também nos alerta sobre o acúmulo de riquezas materiais, que, por acaso, é defendida pela direita, base do capitalismo:
 

Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. (Mateus 6:19, NVI)


Ser rico é pecado? Não. Pecado é enriquecer ilicitamente e oprimir aos pobres.
  Ser de direita é pecado? Lógico que não. John Locke inclusive escreveu algo que concordo, que é que eu posso não concordar com nada do que você fala, mas vou defender seu direito de falar. Rosseau elabora a teoria social sobre a ordem e do contrato social, são temas importantes , nossa sociedade é baseada em sua maior parte nos iluministas e temos leis baseadas nestes grandes pensadores liberais. 

O problema de hoje em dia é que o neoliberalismo está levando aos extremos os ideais conservadores e plantando divisão e ódio em nossa sociedade. Nada que é extremista é bom. Nada que traz divisão para a sociedade é bom. 

Para uma sociedade andar, é necessário que haja distribuição de riqueza, mas a corrupção e ganância por enriquecimento tem nos deixado em uma situação financeira muito difícil neste momento, quando há 33 milhões de brasileiros passando fome. 

A Bíblia também condena o amor ao dinheiro e declara ainda que isto é a raiz de todos os males, então os homens e as mulheres de Deus devem se afastar disto:
 

[...] pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. (1 Timóteo 6:10, NVI)


Na tradição cristã protestante, prega-se a liberdade para tomar decisões, como podemos ver na passagem:
 

“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine. (1 Coríntios 6:12, NVI)


Por isso, vai contra nossos princípios que irmãos e irmãs estejam sendo coagidos e coagidas, por seus pastores e líderes religiosos, a votarem em candidato A ou B ou partido X ou Y. Isso é usar a fé das pessoas como massa de manobra para seus próprios interesses. Somos livres para fazermos nossas escolhas. A Bíblia nos orienta que:
 

[...] mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal. (1 Tessalonicenses 5:21,22, NVI)


Observem os frutos, o resultado do trabalho de cada um. Pela árvore conhecemos os frutos. Devemos fugir da forma do mal, como nos orienta a palavra de Deus. Existem pessoas que falam bonito, falam da Bíblia, falam de Deus, mas os seus frutos não são bons. É preciso que tenhamos sabedoria e discernimento para distinguir.
 

Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. (Mateus 7:15-18, NVI)


Direita e esquerda são pautas econômicas. Não precisamos concordar 100% com uma ou com outra. Entretanto, sabemos que a principal pauta da esquerda é combater a miséria, desigualdade opressão e injustiça social. E toda injustiça é pecado, como diz
1 João 5:17

Logo, cristão pode votar na esquerda? Pode. Cristão pode votar na direita? Pode. 


Nosso candidato deve nos representar socialmente e não como cristãos, pois não somos deste mundo. Quem representa Cristo na Terra é você, cristão, não um presidente. Devemos ser sábios para escolher nosso futuro, de nossa nação e descendentes. Peça sabedoria a Deus, escolha um candidato para votar, e que sua escolha lhe traga paz. Lembre-se que o voto é secreto!
 

Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores. (Tiago 3:17-18, NVI)

 

Graça e Paz,

Laiz Meireles


Nenhum comentário:

Postar um comentário