quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Nessas eleições, você é guiado por qual espírito?

Querido irmão e querida irmã em Cristo,

Gostaria de lhe convidar a fazer a leitura do texto
Eleições 2022:'Perseguição contra cristãos já começou no Brasil. Só que dentro da igreja' para, em seguida, fazer uma reflexão: a pessoa que começou ou incentiva o fenômeno do “bolsonarismo” dentro das igrejas pode ser chamada de “homem de Deus”?

Por favor, responda para si mesmo: espiritualmente, quem semeia o espírito de divisão nas igrejas? Quem é responsável por isso: o Espírito Santo ou o diabo?

O Apóstolo Paulo, em sua primeira epístola aos Coríntios, deixa muito claro o que o espírito da contenda causa nas igrejas:

Refiro-me ao fato de alguns dizerem: “Eu sigo Paulo”, enquanto outros afirmam: “Eu sigo Apolo”, ou “Eu sigo Pedro”, ou ainda “Eu sigo Cristo”.

Acaso Cristo foi dividido? Será que eu, Paulo, fui crucificado em favor de vocês? Alguém foi batizado em nome de Paulo?

(1 Coríntios 1:12,13, NVT) 


Fazendo uma analogia ao que Paulo escreveu em 1 Coríntios 1: acaso Cristo foi dividido? Acaso Bolsonaro foi crucificado em favor de vocês? Alguém foi batizado em nome de Bolsonaro?

Se sua resposta foi não, então por que pastores e padres estão coagindo seus membros a votarem em Bolsonaro e os excluindo de suas congregações, impedindo-os de serem membros de suas igrejas se não votarem nele?

Segundo a matéria da BBC News Brasil, compartilhada aqui, no início deste texto, pessoas que querem seguir a sua fé em paz estão abandonando a fé, desistindo de congregarem em suas antigas igrejas e desistindo até mesmo de seu relacionamento com Deus. Tudo isso porque muitas igrejas deixaram de ser ambientes acolhedores (onde as pessoas se sentiam aceitas) para serem ambientes opressores (onde as pessoas não são mais respeitadas pelo que são ou por pensarem diferente).

Quando seguem os desejos da natureza humana, os resultados são extremamente claros: imoralidade sexual, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, hostilidade, discórdias, ciúmes, acessos de raiva, ambições egoístas, dissensões, divisões, inveja, bebedeiras, festanças desregradas e outros pecados semelhantes. Repito o que disse antes: quem pratica essas coisas não herdará o reino de Deus.
(Gálatas 5:19-21, NVT, grifo meu)

A epístola do Apóstolo Paulo aos Gálatas também deixa muito claro que a idolatria, a hostilidade, as discórdias, os acessos de raiva, as dissensões e as divisões são obras da natureza humana pecaminosa (obras da carne), que nos levam para longe de Deus, pois fazem com que não herdemos o próprio Reino de Deus.

Irmão e irmã em Cristo, quando damos total vazão às obras da carne, já não agimos mais pelo Espírito Santo e perdemos nossa intimidade com Deus. Logo, eu lhe pergunto novamente, a quem estamos alegrando quando nos iramos uns contra os outros dentro das igrejas por causa de posicionamento político: o Espírito Santo ou o diabo?

Quem começou o incentivo ao apoio institucional, incondicional e acrítico apenas ao Bolsonaro dentro das igrejas?

Qual lado demoniza aquele que pensa diferente?

Qual lado demoniza o outro porque adotou um candidato como “homem de Deus”?

Cite-me qual apóstolo cheio do Espírito Santo se entristeceu em ser perseguido ou se entristeceu em morrer por Cristo.

Cite-me uma passagem bíblica em que Cristo pregou moralidade quando os fariseus vieram recriminá-lo por sua atitude de amor, perdão e compaixão aos marginalizados.

Insisto e faço um apelo para que você volte para as Escrituras e leia os Evangelhos com um olhar buscando entender o padrão moral de Jesus.

Se quisermos seguir a Cristo, devemos andar como Ele andou. Se quisermos seguir a Cristo, devemos agir como Ele agiu. Se quisermos seguir a Cristo, devemos viver como Ele viveu.

Mas quem obedece à palavra de Deus mostra que o amor que vem dele está se aperfeiçoando em sua vida. Desse modo, sabemos que estamos nele.
Quem afirma que permanece nele deve viver como ele viveu. 

Se temos dúvidas de como devemos avaliar nossos valores, devemos nos voltar à Trindade. A Bíblia é clara quando afirma que Cristo é Deus encarnado.

Se temos dificuldade de saber quais são os valores que importam para Deus, devemos olhar para Cristo, pois Ele é a imagem do Deus invisível.

O Filho é a imagem do Deus invisível e é supremo sobre toda a criação.

 

O próprio Jesus disse aos discípulos que, quando O vemos, vemos o Pai, e que as obras que Ele realizava eram divinas:

[...] estive com vocês todo esse tempo e você ainda não sabe quem eu sou? Quem me vê, vê o Pai! Então por que me pede para mostrar o Pai?
Você não crê que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu digo não são minhas, mas de meu Pai, que permanece em mim e realiza suas obras por meu intermédio.
Apenas creiam que eu estou no Pai e que o Pai está em mim. Ou creiam pelo menos por causa das obras que vocês me viram realizar.


Se você tem dúvidas de como devemos amar nossos irmãos que pensam diferente da gente – até mesmo os nossos inimigos (aqueles que nos tratam mal) – e como devemos pensar no coletivo, leia os Evangelhos e, à luz do Espírito Santo, reflita como Cristo tratava as pessoas.

Que o Espírito Santo seja o seu guia acima da sua opinião e do seu posicionamento político.

Leia os Evangelhos!

Volte-se para as Escrituras!

Olhe para Jesus, somente para Ele!

Arrependa-se enquanto há tempo!

A paz de Cristo a todos os irmãos cristãos brasileiros,

Milena Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário